terça-feira, 14 de abril de 2015

Alunos de agronomia visitam Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia


As visitas e viagens técnicas são realizadas com frequência pelos alunos do Curso de Agronomia da FUCAMP.
No sábado, 28, o Professor Edivane Cardoso da Silva, da disciplina Ecologia Agrícola, juntamente com os estudantes do 3º período de Agronomia, realizaram uma visita técnica Parque Estadual do Pau Furado, em Uberlândia.
Durante a visita os discentes tiveram a oportunidade de analisar a variação de vegetação do local, a área de reflorestamento, observando o manejo de plantio e a recuperação da cobertura vegetal.
Os acadêmicos também assistiram a uma palestra em que receberam diversas informações de como funciona a gestão do parque, bem como os principais desafios inerentes ao processo de gestão de uma unidade de conservação, ministrada pela bióloga e gerente da unidade de conservação, Mariane Mendes Macedo e por Juliana Freitas.
“Durante a visita os alunos vivenciaram a prática dos assuntos tratados em sala de aula, bem como os conceitos básicos de ecologia; Relações ecológicas; Utilização cíclica de substâncias; Classificação biológica dos organismos vivos; Absorção e uso de energia por seres vivos; Fluxo de matéria e energia no ecossistema; Plantas e solo; Fatores bióticos; Bioma Cerrado; Sucessão vegetal; Conservação de florestas tropicais; Caracterização de ambiente tropical e Relação solo-água-planta”. Explica Edivene.
Esta visita proporciona um contato direto com a realidade, além de vivenciarem os conhecimentos técnicos da área.
Parque Estadual do Pau Furado, primeira unidade de proteção integral do Triângulo
Criado em 2007, a partir de medida de compensação ambiental decorrente do processo de licenciamento de duas usinas hidrelétricas do Consórcio Capim Branco Energia (CCBE), o Parque Estadual E Pau Furado possui 2,2 mil hectares e abrange os municípios de Uberlândia e Araguari, abrigando importantes remanescentes do bioma cerrado. É a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Triângulo Mineiro.
Mais de 900 espécies de fauna e flora já foram identificadas na unidade. Entre as espécies da fauna estão a águia-cinzenta, a onça-parda, o veado-mateiro, a raposa-do-campo e o tamanduá-bandeira. Diversas pesquisas de monitoramento da fauna e flora, qualidade da água e restauração de áreas degradadas já foram realizadas nos últimos quatro anos por universidades da região.
A estrutura do parque conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas. O acesso ao parque se dá pela Estrada do Pau Furado a partir do bairro Morumbi, na zona leste de Uberlândia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário