quarta-feira, 27 de maio de 2015

Alunos de Agronomia realizam visita técnica ao CEASA de Uberlândia



No sábado, 16, os alunos do 7º período de Agronomia realizaram uma visita técnica ao Centro Estadual de Abastecimento S/A (CEASA) de Uberlândia, com o intuito de demonstrar as inovações e tecnologias utilizadas na pós-colheita de frutas e hortaliças.


A pós-colheita dos produtos e a comercialização são as etapas finais da cadeia produtiva, sendo importante para a chegada dos produtos à mesa dos consumidores.


Os CEASAs são empresas estatais ou de capital misto (público e privado), destinadas a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Hoje, a grande parte das frutas, legumes, e flores comercializadas em feiras, supermercados, restaurantes e sacolões foram por eles compradas por meio do CEASA.


O funcionamento do CEASA é fundamentado na participação de 3 agentes principais: comerciantes, produtores e compradores. De forma simplificada, o funcionamento ocorre da seguinte maneira: O agricultor envia caminhões com sua produção ao Ceasa que vendem aos compradores (varejistas). O valor recebido é repassado aos produtores rurais e a CEASA cobra taxas para comercializar a produção e manter o ambiente adequado ao comércio.


As perdas de produtos devido a práticas inadequadas de transporte, armazenamento e manuseio constituem um dos grandes problemas da CEASA.


Os agrônomos são profissionais que trabalham para encontrar soluções para a redução dessas perdas, gerando produtos em maior quantidade, qualidade, e com menores desperdícios.


A visita proporcionou aos alunos a prática das situações, agregando aos conteúdos ministrados em sala de aula.




Nenhum comentário:

Postar um comentário