quinta-feira, 7 de maio de 2015

Cursos de Engenharia Civil e Agronomia realizam aula prática de química




O Professor Me. Cristiano Soares de Souza realizou na quinta-feira (30) e na segunda-feira (4), uma aula prática de Química Tecnológica com os alunos dos primeiros períodos dos Cursos de Engenharia Civil e Agronômica.


O objetivo da aula foi mostrar aos alunos a reação de neutralização entre uma base forte e um ácido forte, chamado também de neutralização do ácido-base.


Para o procedimento os estudantes colocaram 50 ml de água em um erlenmeyer e acrescentaram 5 gotas de indicador fenolftaleína. Em seguida, os alunos colocaram um pedaço de sódio metálico na solução água-fenolftaleína e observaram a liberação de gás e a mudança de cor para rosa. Utilizando o pHmetro, medidor de pH, foi constatado que o PH da solução ficou básico.


Após este procedimento os estudantes prepararam uma solução aquosa de ácido clorídrico. Eles utilizaram 5 ml desse ácido na solução preparada anteriormente e, a cor desapareceu, isso porque a solução se tornou neutra.


Estas aulas práticas são importantes para que os alunos coloquem em prática as disciplinas dadas em salas de aula, tornando o aprendizado mais prazeroso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário