quarta-feira, 27 de maio de 2015

Docentes de Agronomia realizam aula prática de Microbiologia

No sábado (9) os alunos do 3º Período do Curso de Agronomia participaram de uma aula prática da Disciplina de Microbiologia, com a Professora Ursula Abreu da Silva.
O objetivo da aula foi trabalhar o uso de microscópio, coloração de gram (técnica que permite identificar tipos de bactérias) e observação ao microscópio de fungos e bactérias.
A Professora Ursula desenvolveu as atividades de apresentação do microscópio ótico, suas partes e a utilização. Em seguida fez apresentação de todos os reagentes da coloração de Gram, mostrando o porquê da utilização produtos. Além da apresentação do corante Lugol para colorir estruturas hialinas de fungos.

Os estudantes puderam observar as lâminas de fungos do tipo leveduras, bactérias como Neisseria, Staphylococcus e Bacilo Gram negativo. As formas das suas estruturas e coloração obtida com o uso do corante específico para bactérias ou fungos.


Após a observação, a Professora e os alunos discutiram a respeito de cada microrganismo. Sobre a patogenia, se eram gram positivo ou gram negativo, e sua importância para a Microbiologia.


As aulas práticas são importantes pois deixam os alunos mais próximos das atividades que poderão desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário