quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Alunos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil participam de palestra sobre computação aplicada

O doutor em Ciências Cartográficas, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, ministrou na terça-feira (25), uma palestra sobre computação aplicada aos sistemas de “Veículo Aéreo Não Tripulado” (VANT) e também sobre o uso de Laser Scanner 3D para, a partir da nuvem de pontos, criar um modelo CAD / CAE 3D do objeto, aos alunos dos cursos de Sistemas para Internet, Agronomia e Engenharia Civil da FUCAMP.
O objetivo da palestra foi apresentar aos alunos o que há de mais moderno nesse tipo de tecnologia que pode ser extremamente útil para agrônomos e engenheiros, mas que depende muito da área de sistemas e informática para funcionar.


O prof. Rodrigo deixou claro para os alunos de Sistemas para Internet que o grande gargalo dessas tecnologias está no desenvolvimento de software e aplicações de banco de dados para processar e armazenar um volume tão grande de dados coletados.

O curso foi muito importante para os alunos conhecerem as pesquisas em áreas afins em que a computação e a tecnologia da informação são aplicadas de maneira sistêmica e multidisciplinar.


Ao final da palestra, foi realizada uma demonstração de um software para geração de imagens 3D, a partir de uma câmera fotográfica comum, desenvolvido por José Venâncio Marra Oliveira, aluno da UFU, que trabalha no projeto junto com o prof. Rodrigo.


Estes softwares e programas são de grande importância para a formação dos alunos, pois poderão ser utilizados no aprimoramento de seus trabalhos profissionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário